sexta-feira, 8 de fevereiro de 2008

Superando limites e vencendo desafios.

Eu tenho um amigo que se chama Evandro Mota, ele é engenheiro, escritor e palestrante nas áreas educacional, empresarial e esportiva.
Tenho um orgulho em dizer que as palestras motivantes para os desportistas começaram nas equipes de vôlei em que eu era o treinador, daí pra frente o cara criou asas e chegou até a seleção brasileira de futebol e não parou mais.
Por que estou falando tudo isso do meu amigo Evandro? É porque ele me ensinou muito com as suas mensagens motivadoras, eu aprendi e continuo usando as suas lições.
Gostaria de compartilhar com vocês este aprendizado.

SUPERANDO LIMITES E VENCENDO DESAFIOS - Evandro Mota

Identifique e desenvolva o seu diferencial competitivo
Para se tornar diferente e valioso no mundo dos iguais, é importante ter a certeza do tipo de abacaxi que você gosta de descascar e saber como fazê-lo. Você é realmente bom e diferente dos demais em quê? Se você não tem essa resposta, é bom começar a procurá-la. Se estiver interessado em sair da massa de pessoas que se arrastam confusamente pela vida, em busca de dias melhores, identifique e desenvolva o seu diferencial.

Nunca perca uma chance de aprender
Novos e melhores resultados na vida estão associados à sua capacidade de se abrir para novas idéias, informações atualizadas e novos conhecimentos. Cada oportunidade, para se elevar o padrão de sua base de funcionamento, deve ser aproveitada sem hesitação. A busca da excelência, além de ser uma fonte de prazer (isso você só vai constatar na prática), trará a você mais segurança nas suas decisões e melhores resultados.

Eu não preciso ser igual a mim mesmo a vida inteira
Há quanto tempo você não reavalia os seus procedimentos? Essa reavaliação tem de ser proporcional à velocidade das mudanças do mundo atual. A mudança de procedimentos está ligada às mudanças de idéias, crenças, paradigmas, percepções, informações e/ou conhecimentos, da própria pessoa. Mesmo que esteja obtendo resultados satisfatórios na sua vida, não corra o risco de se acomodar. Se ainda não observou, fique atento e descubra que “a coisa” mais próxima da acomodação chama-se crise. Não espere por uma crise para poder se lembrar de mudar e evoluir na sua vida.

O Campeão é normalmente aquele que se propôs a fazer aquilo que os outros não estavam dispostos a fazer
Observe que a palavra-chave usada na idéia acima é disposição. Disposição para pagar o preço e atingir os seus objetivos. Lembre-se dessa idéia todas as vezes que o desânimo quiser tomar conta de você. Ao se fazer à pergunta: “Será que vale a pena todo esse esforço que estou fazendo?”, aí pode estar a grande diferença entre aqueles que superam obstáculos conquistando os seus sonhos e os que ficam pelo caminho.

Busque alguma dose de prazer em tudo o que fizer
Aqui está a melhor estratégia para lidar com a pressão por resultados: conseguir obter alguma dose de prazer em tudo o que fizer! Para que isso ocorra, é preciso identificar o significado que as suas ações possam adquirir, na busca por seus objetivos. Descubra os benefícios a se obterem ou as perdas a se evitarem em cada ação. A subida em direção ao topo pode ser feita com ou sem prazer. No primeiro caso, você vai se divertir muito mais e com muito menos resistência. Não acredite em mim, experimente!Essas não são fórmulas de superação de limites. O que sugiro aqui são idéias, com certeza, de grande valia para pessoas interessadas em serem mais produtivas e bem-sucedidas em suas vidas pessoais e profissionais. Não há razão alguma para que essas idéias não funcionem com você! Vou torcer para que não somente as experimente, como também usufrua os benefícios a elas inerentes!

Chico Chagas

Nenhum comentário: