Todo instrutor, sem distinção de modalidade de esporte, tem por objetivo maior fazer com que a criança absorva tudo o que é dito e feito durante as aulas. É importante educar no campo do pensar, perceber, elaborar, decidir. Mais que isso, é necessário falar uma linguagem simples de acordo com a faixa etária de cada aluno, de forma que ele entenda.
O que ensinar? Instrutores que fazem exercícios copiados, não se conscientizam que a criança em idade de formação, pouco conhece sobre os movimentos que fazem com o corpo no espaço e no tempo, não possui a força necessária de lançamento ou de salto, não é resistente, não é rápido, não é coordenado... Além da prática, é importante a teoria, estudar ajuda o instrutor resolver grandes problemas na formação de uma criança no esporte!
Como se pode mudar? Trocando método de ensino, trabalhando mais sobre a construção multilateral das capacidades e habilidades motoras, distribuindo o ensino da técnica, distribuindo os objetivos. É importante que a criança entenda o que estar fazendo, que tipo de escolha deve fazer em uma determinada situação e que possa ter o direito de errar sem ser punido.
Um instrutor para ensinar, deve conhecer bem os fundamentos, deve saber ensinar na forma global, deve propor do simples ao complexo, deve ser motivado e motivar utilizando uma correta comunicação e método adequado de ensino.
O que precisa ensinar? A atenção é a mola da aprendizagem! O instrutor para alcançar os próprios objetivos deve possuir carisma, liderança, oferecer exercícios sempre diversos e com muitas variações. Não precisa antecipar o tempo de aprendizagem, mas ensinar através da didática as capacidades motoras, respeitando as fases de aprendizagem. É só programar o lúdico, e lembrar que a criança nesta fase precisa de um professor e não de um técnico!
Chico Chagas
Chico Chagas
Nenhum comentário:
Postar um comentário