domingo, 20 de julho de 2008

INOVAR

INOVAR

“Era uma vez quatro indivíduos chamados: Todo Mundo, Alguém, Ninguém e Qualquer Um.
Quando havia um trabalho importante para ser feito, Todo Mundo estava certo de que Alguém faria.
Qualquer Um poderia ter feito, mas Ninguém fez.
Quando Ninguém fez, Alguém ficou nervoso porque isso era obrigação de Todo Mundo.
No final, Todo Mundo culpou Alguém quando Ninguém fez o que Qualquer Um poderia ter feito.”

Como todos sabem, minha origem esportiva é o voleibol, tive várias experiências como atleta, professor, técnico, dirigente e promotor de eventos.

Aproveitando minha experiência esportiva, mudei para o basquetebol (basquete de rua) e percebi que seria útil nesta modalidade, pois era o momento de inovar.

Coordenando torneios, festivais, clínicas e cursos em estacionamentos, escolas, universidades e shoppings, é visível o quanto todos se divertem e buscam no basquete de rua uma oportunidade para continuar a sua paixão pelo basquete.

A intuição de desenvolver o basquete de rua como um braço para o basquete tradicional tem dado frutos, mas só a minha paixão não resolve, precisamos nos organizar.

A democratização é o melhor caminho e, para tanto, é preciso que sejam desenvolvidos cursos para que alunos de educação física busquem alternativas que difundam o desenvolvimento do basquete de rua e ampliem o leque de oportunidades no mercado de trabalho.

Para que tudo isso aconteça, é fundamental que se estabeleçam metas e prazos. É com esse intuito, através de ações na busca de soluções, que a B3 Street e a Federação de Basquetebol do Estado do Rio de Janeiro-FBERJ criaram o Departamento de Basquete de Rua.

Estaremos trabalhando para que o basquete volte a ser o segundo esporte praticado por todos (homens e mulheres) nas ruas, nas escolas e universidades.

O basquete precisa lembrar que tem uma história através de seus dirigentes, jogadores, técnicos e equipes. Vale ressaltar, e muitos não sabem que o basquete masculino é bicampeão mundial (1959 e 1963) e o basquete feminino campeão mundial (1994).

É por isso que precisamos inovar, sabendo que a mudança é uma constante inevitável e para que ela ocorra é necessário ter coragem, determinação e objetivos claros.

Chico Chagas
www.b3street.com

Nenhum comentário: